Claudivan Santiago e Dock JR / Governo do Tocantins
O Tocantins ampliou sua presença no cenário nacional do desenvolvimento econômico ao passar a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne os principais bancos públicos e agências de fomento do país. Durante cerimônia realizada na quarta-feira, 28, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, o presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Portilho Prado, tomou posse como membro do Conselho Fiscal da ABDE para o biênio 2025-2027.
Na presidência da associação foi empossada a presidente Maria Fernanda Coelho, pernambucana, servidora de carreira e ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Como primeiro vice-presidente, assumiu o diretor de Governo do Banco do Brasil, Euler Mathias, e como segundo vice-presidente, o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Heraldo Neves. Prestigiaram o evento, o secretário de Indústria e Comércio e Serviços do Tocantins, Beto Lima e o secretário Extraordinário de Representação do Estado do Tocantins, Carlos Manzini Júnior.
A entrada do Tocantins na diretoria da ABDE representa não apenas o reconhecimento da atuação técnica da Agência de Fomento, mas também um passo estratégico rumo a um futuro com mais desenvolvimento, inclusão produtiva e geração de oportunidades para a população tocantinense. Com voz ativa nas decisões nacionais sobre políticas de crédito e investimento, o Tocantins se posiciona com mais força no mapa do desenvolvimento brasileiro.
Ao tomar posse, Portilho do Prado afirmou que o assento do Tocantins na diretoria da ABDE vai permitir ao estado trabalhar diretamente com os maiores operadores do sistema nacional de fomento, buscando novas expertises e conseguindo mais recursos e mais opções de negócios para a região. “Aqui, a gente vai ter uma visibilidade maior e mais conhecimento, e isso é muito importante, uma vez que estamos num momento de transição muito forte de avanço na economia. Essa ponte aqui é de grande relevância para o incremento dos nossos negócios”, declarou o novo Conselheiro.
Para o Secretário Beto Lima, a presença do Tocantins na diretoria da ABDE representa uma grande conquista, pois conecta o estado às políticas de crédito do governo federal. “Isso vai facilitar para que a gente faça o fortalecimento do microcrédito no estado do Tocantins, que é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa. É a primeira vez que o Tocantins tem assento na ABDE, e a gente espera que seja uma porta de entrada e que estejamos sempre presentes na diretoria da ABDE a partir de agora, porque isso facilita a interlocução com essa que é a principal casa de construção de políticas públicas de crédito em nosso país”, afirmou. Ele destacou ainda que a posse “representa o coroamento do exitoso trabalho desenvolvido pelo presidente Portilho Prado na Agência de Fomento”.
Já o Secretário Carlos Manzini também comemorou a conquista tocantinense e ressaltou que a presença do presidente Portilho do Prado na diretoria da ABDE é motivo de grande orgulho para o estado. “Sua atuação firme e técnica coloca o Tocantins em destaque no cenário nacional do desenvolvimento, fortalecendo a nossa capacidade de articulação e acesso a recursos estratégicos para fomentar o crescimento regional. Ampliando também as nossas possibilidades de atrair investimentos, impulsionar políticas públicas eficientes e gerar mais oportunidades para os tocantinenses”, ressaltou.